Tacacá, umas das comidas populares no norte do Brasil, é servido dentro de uma cuia. Mas você já parou para pensar de onde vem a cuia ?
A cuia vem do fruto de uma árvore chamada árvore-de-cúia, ou cuiera.
Depois de retirar a cabaça ( nome do fruto ) da árvore o mesmo é serrado ao meio e retirado a polpa, que é grudenta e mal cheirosa. A casca da fruta é colocada ao sol para secar. Após secar a cuia, o homem do interior a pintava de preto com a resina do "cumatê", uma árvore que sempre é plantada às proximidades de onde se planta a cuieira.
Antigamente, comentam, mergulhavam a cuia em urina humana para absorver a amônia que fecha os poros da cuia e receber melhor o breu do cumatê, pois fica com a superfície lisa, embelezando a peça. A amônia, presente na urina, é que alisava a superfície da cuia. Muita gente boa tomou tacacá em uma "cuia mijada".
É lógico que atualmente o processo é bem diferente, com o aperfeiçoamento dos produtos industrializados (lixa, tintas) o uso da urina no preparo das cuias ficou obsoleto. Mas vale apena sempre lembrar desse detalhe histórico sempre que você for tomar um delicioso tacacá.
Além do tacacá e de artesanato indigena, a cabaça serve também como caixa de ressonância em berimbaus.
Propriedades terapêutica:
Finalidade terapêutica : a polpa é usada empiricamente na clorose (tipo de anemia que ataca especificamente à mulher). Os indígenas usam a folha para provocar (induzir) o parto.
Caramba cara... Interessante esse negocio de mijar na cuia... Tem uma planta semelhante no sul mas que a casca é diferente e o uso é semelhante, até mesmo em berimbaus.
ResponderExcluir