quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aruanã

Macaco D'agua, Sulamba, ou simplesmente Aruanã, é uma espécie de peixe bastante conhecida nas águas do norte do Brasil. Muitos afirmam erroneamente que a Aruanã é um peixe somente da região Norte e poucos sabem que essa espécie de peixe existe em todo o globo terrestre.

Aruanãs são peixes de água doce da família Osteoglossidae, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso. Nesta família de peixes, a cabeça é ossuda e o corpo largo é comberto por escamas enormes, formando um padrão de mosaico. As espinhas dorsal e anal possuem leves raios e são longos, enquanto as pectorais e ventrais são pequenas. O nome língua-de-osso é derivado de um osso dental na parede da boca, a "língua", equipada com dentes que mordem contra os outros no céu da boca.

Osteoglossídeos são peixes primitivos do terciário e são colocados em ordem actinoptergi Osteoglossiformes. Existem 9 espécies: 2 da América do Sul, 5 da Ásia e Oceania, e as 2 remanescentes da Autrália.

Osteoglossídeos são carnívoros, especializados em pegar a comida da superfície. São excelentes saltadores, por isso o apelido de Macaco D’agua no norte do Brasil.

Abaixo alguns tipos de Aruanãs:











Daniel :)

ÁRVORE DE CÚIA

Tacacá, umas das comidas populares no norte do Brasil, é servido dentro de uma cuia. Mas você já parou para pensar de onde vem a cuia ?

A cuia vem do fruto de uma árvore chamada árvore-de-cúia, ou cuiera.

Depois de retirar a cabaça ( nome do fruto ) da árvore o mesmo é serrado ao meio e retirado a polpa, que é grudenta e mal cheirosa. A casca da fruta é colocada ao sol para secar. Após secar a cuia, o homem do interior a pintava de preto com a resina do "cumatê", uma árvore que sempre é plantada às proximidades de onde se planta a cuieira.



Antigamente, comentam, mergulhavam a cuia em urina humana para absorver a amônia que fecha os poros da cuia e receber melhor o breu do cumatê, pois fica com a superfície lisa, embelezando a peça. A amônia, presente na urina, é que alisava a superfície da cuia. Muita gente boa tomou tacacá em uma "cuia mijada".

É lógico que atualmente o processo é bem diferente, com o aperfeiçoamento dos produtos industrializados (lixa, tintas) o uso da urina no preparo das cuias ficou obsoleto. Mas vale apena sempre lembrar desse detalhe histórico sempre que você for tomar um delicioso tacacá.

Além do tacacá e de artesanato indigena, a cabaça serve também como caixa de ressonância em berimbaus.

Propriedades terapêutica:

Finalidade terapêutica : a polpa é usada empiricamente na clorose (tipo de anemia que ataca especificamente à mulher). Os indígenas usam a folha para provocar (induzir) o parto.




Nome Popular: Árvore de Cúia

Nome Científico: Crescentia cujete

Outros Nomes: Cuiera, Cabaceira, Cabaço-de-cuia

Reino: Plantae / Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida / Ordem: Lamiales

Família: Bignoniaceae / Gênero: Crescentia


Obrigado...

domingo, 2 de maio de 2010

Início de um longo trabalho

Estas são as primeiras palavras de um blog que trará diversos assustos da nossa amazônia brasileira. Fauna, flora, questões ambientais, curiosidades e vários outros assuntos voltados para o nosso verde.

Obrigado

Daniel Souza